Com 1,01 bilhão de usuários ativos por dia, em média, com base no mês de Setembro de 2015, o Facebook se tornou um lugar essencial para empresas, marcas, celebridades, músicos, figuras públicas, ONGs, escolas, entre outras instituições, interagir com os consumidores e a audiência ampla de usuários online.
Qualquer pessoa com uma conta no Facebook pode criar uma página em poucos minutos. É grátis e fácil. No entanto, criar uma página no Facebook e criar uma grande página no Facebook são duas coisas muito diferentes. Felizmente, você não tem que ser um web designer, programador, especialista em marketing ou um entendedor de tecnologia para criar uma página no Facebook.
Para criar sua página siga os 5 passos a seguir:
1. Escolha uma Categoria
Para começar, navegue até https://www.facebook.com/pages/create. Esta página possui 6 categorias diferentes para escolher:
- Negócios locais ou Local
- Empresa, organização ou instituição
- Marca ou produto
- Artista, banda ou figura pública
- Entretenimento
- Causa ou comunidade
Cada uma dessas categorias fornece campos mais relevantes para a sua página desejada.
Neste artigo, vamos selecionar a segunda opção: empresa, organização ou instituição. Depois de selecionar a categoria desejada, será solicitado um nome oficial para a sua página. Recomendamos que escolha cuidadosamente o nome. Embora o Facebook permita mudar o nome da sua página e URL uma vez, é um processo difícil e cansativo.
2. Insira as Informações Básicas
O Facebook deve orientá-lo automaticamente através das quatro seções básicas para completar os campos essenciais de sua página.
Complete a Seção “Sobre”
A seção “Sobre” servirá como a principal descrição para sua empresa. Será exibida em sua página principal, portanto, seja descritivo, mas breve. Certifique-se de incluir um link para o site da empresa. Garanta que esta informação diferencie sua marca, tornando a sua página ainda mais atraente para os potenciais seguidores.
Este é também o lugar onde você pode selecionar a sua URL exclusiva (que, como mencionado acima, só pode ser alterada uma vez). Por exemplo, a página da Lamp Comunicação possui a URL facebook.com/lampcom.
Insira uma Foto do Perfil
Em seguida, você deverá fazer upload de uma imagem. Ela será usada como imagem principal de sua página, aparecendo em resultados de pesquisa e ao lado de quaisquer comentários que você publique. Embora qualquer imagem quadrada funcione, o tamanho recomendado é de 180 x 180 pixels.
Adicionar aos Favoritos
Cada usuário do Facebook tem uma barra de navegação vertical à esquerda do seu Feed de Notícias. Você pode adicionar sua página como um “favorito” – semelhante aos favoritos do seu navegador – para facilitar o acesso.
Público Preferido para a Página
Nesta seção você poderá escolher seu público alvo, selecionando local, idade, gênero e interesses de quem você gostaria de alcançar com sua página. Se você sabe onde seus clientes estão e quem são eles, seria interessante definir nesta etapa, para que o Facebook possa direcionar as pessoas certas para sua página.
3. Entenda o Painel de Administração
Sua página do Facebook agora está online. O Facebook vai perguntar se você gostaria de “Curtir” sua página. Recomendamos que você não curta neste momento. Esta atividade irá aparecer no Feed de Notícias daqueles que você estiver conectado no Facebook, sem qualquer conteúdo na página. Essa notícia deve ser mostrada no Feed de Notícias dos seus amigos e seguidores quando a página estiver realmente pronta.
Nos links abaixo do nome da sua página, ao lado de “Linha do Tempo”, você encontrará o link “Sobre”. Clique e você será direcionado para uma página onde você poderá editar as “Informações da Página”. Neste lugar você poderá adicionar detalhes adicionais sobre o seu negócio. Esta seção também vai apresentar diferentes campos com base na categoria que você escolheu no primeiro passo.
Na barra de navegação superior, você verá a opção “Configurações”. Clique nela. Ao longo do lado esquerdo, uma barra de navegação vertical, com diferentes seções deve aparecer. Vamos nos concentrar em duas principais no momento:
- Notificações: Esta seção permite que você personalize quando e como você gostaria de receber alertas da página. Configure uma frequência que se encaixa a sua programação de marketing de mídia social.
- Funções Administrativas: Querendo ou não você vai ser o principal administrador da página, pode haver outras pessoas na sua organização que precisam de acesso à sua página no Facebook. Aqui, você pode convidar outros colegas para fazer alterações em suas páginas. Alguns casos de uso comuns incluem:
- Um gerente de relações públicas que precisa responder a quaisquer questões delicadas.
- Um representante de suporte que pode ajudar aqueles que fazem perguntas técnicas.
- Um designer encarregado de enviar fotos customizadas para a página.
4. Inserir Conteúdo na Página
Agora é hora de realmente publicar conteúdo na sua página e, em seguida, convidar os usuários para curtir. Vamos começar com o conteúdo básico necessário.
Publicações
Sua página irá se completar ao longo do tempo conforme você publica mais atualizações. O Facebook atualmente oferece sete opções de publicações diferentes:
- Status com texto simples
- Imagem com subtítulo
- Link com subtítulo
- Vídeo com subtítulo
- Página de evento
- Acontecimento (Marco)
- Nota
Ao postar na sua página, não se esqueça de usar uma variedade de conteúdo. Quais imagens o seu público gostaria de ver? Quais status que eles gostariam de ler? Quais links seriam útil para eles? Você também pode clicar na pequena seta cinza no canto superior direito de cada publicação e, em seguida, clique em “Fixar no topo” para mover um de seus posts para o topo da Linha do Tempo da sua página durante sete dias. Utilize este recurso para anúncios de produtos e outros grandes eventos pertinentes a sua marca.
Foto de Capa
Esta é a imagem grande, horizontal que atravessa o topo de sua página no Facebook. Normalmente, esta é uma imagem para ajudar a atrair pessoas para sua página. As dimensões oficiais da imagem são 851 x 315 pixels.
Agora que há conteúdo na página, podemos começar estrategicamente convidando os usuários para Curtir. Recomendamos convidar usuários na seguinte ordem:
- Primeiro, convide seus os amigos para Curtir sua página e seu conteúdo para criar uma atividade inicial.
- Em segundo lugar, convide simpatizantes em sua rede. Incentive-os a participar.
- Em terceiro lugar, convide seus clientes. Agora com alguma atividade na página, eles estarão mais interessados.
Com conteúdo publicado e usuários convidados, você pode ir até a aba “Informações” no topo da sua página de navegação para monitorar como as pessoas estão se engajando com a sua página e conteúdo.
5. Medir o seu Crescimento
Finalmente, precisamos de medir nossos esforços para garantir que estamos fazendo decisões de marketing valiosas no Facebook. Felizmente, o Facebook tem incorporado em algumas métricas interessantes. Basta clicar na opção “Informações” na barra de navegação superior para ver o seguinte:
- Visão Geral: Esta aba mostra um instantâneo de 7 dias de suas métricas como Curtidas na Página, Alcance das Publicações e Envolvimento.
- Curtidas: Esta aba mostra as Curtidas e Descurtidas na sua página. Se você está pagando para divulgar suas publicações, você verá separadamente as curtidas pagas das curtidas orgânicas.
- Alcance: Esta aba destaca o número bruto de pessoas que a sua página está atingindo todos os dias. Se você notar pontos em um dia específico, tente analizar o que você postou naquele dia para ver se você pode repetir esse alcance.
- Visualizações da Página: Esta aba indica de onde seus visitantes no Facebook estão vindo. Você pode ver a diferença de visitas da Linha do Tempo, da sua aba de informações, comentários e outros.
Pronto! Agora você tem uma página de negócios do Facebook. Publique conteúdos interessantes e acumule uma boa quantidade de seguidores!